domingo, 27 de outubro de 2013

passo a passo: cabeceira de cama box com capitonê

Como meu lema é "antes feito do que perfeito" sigo fazendo o blog do possível. Nem máquina fotográfica eu tenho minha gente, uso o celular mesmo. Ganhei uma máquina sem o carregador da bateria. Uma máquina sem carga nem carregador serve pra que mesmo? Pra me fazer passar raiva, ora! 

Mas vamos em frente... Essa semana fiz mais uma cabeceira para cama box, dessa vez uma daquelas "clássicas" com capitonê, pra minha mamis, com a ajuda dela e tudo. Não foi muito fácil, digo logo. Mas fizemos tudo e compramos todos os materiais em apenas uma tarde.   

Olha aí o que precisa: 

- uma placa de madeira, compensado ou mdf de 10mm com 77cm de altura e 1,45m de largura (deixamos uma sobra de 4 cm a mais que o tamanho da cama).

- espuma do tamanho da placa de mdf. (usamos uma com espessura de 2mm, mas o capitonê ficou muito discreto, o ideal seria usar a de 5mm, quando mais grossa a espuma mais o botão afunda e mais bonito fica).

- courino ou tecido. (usamos 2,10m). 

- acrilon. (do mesmo tamanho que a espuma e a madeira). 

- botões forrados. 

- agulha longa de tapeçaria.

- grampo e grampeador de tapeçaria.

- furadeira.

- lã, linha encerada ou cordão. (tem que ser uma linha resistente)


Arrumamos os botões na madeira para saber mais ou menos onde iriam ficar, pra ficar certinho traçamos retas paralelas e perpendiculares daí marcamos os pontos. Em seguida furamos cada pontinho marcado usando uma broca específica para madeira e bem fininha. 

Em seguida fizemos um "sanduiche" nessa ordem: courino, acrilon, espuma e madeira. O acrilon e a espuma é do tamanho da madeira, mas o tecido tem que ter uma sobra pra grampear. 


Depois de tudo presinho, é a hora do capitonê. Aqueles furos que fizemos no início é para a agulha com a lã entrar por trás, quando ela chega na parte da frente colocamos o botão e vamos perfurando no sentido contrário até chegar ao fundo novamente.


Na parte de trás temos que puxar bem o botão para ele ficar afundado e fazer o efeito de capitonê. Daí podemos grampear ou dá um nó para manter o botão preso no lugar certinho. 


Pra prender na parede usamos dois ganchinhos (como esse da foto) na parte de baixo e apoiamos a cabeceira em cima deles, na parte superior colocamos fita dupla face pra não correr o risco dela desequilibrar.   



O resultado final foi esse:


Dicas:

- Na Ladeira do Taboão em Salvador acha tudinho, menos a madeira.

- Compensado é mais barato que madeira e mdf e serve direitinho, na Madereira Brotas compramos uma placa inteira que custa R$80, mas dá pra fazer umas duas cabeceiras com a sobra.

- Gastamos R$150 ao todo. 


6 comentários:

  1. ficou lindooo o trabalho,amei,nunca imaginei que fosse feito assim furando a madeira pra pregar o botão.Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Luna, que lindona!!!
    Fiquei com vontade de fazer uma também!
    Minha mãe tá querendo uma pro quarto novo dela e vamos aproveitar 2 portas laqueadas de um guarda-roupa antigo que estava no apto.
    Mas, a sua é mais charmosa....rsrsrs
    :)
    :)

    ResponderExcluir
  3. Que legal Di, fiquei curiosa agora, quero ver como vai ficar viu? beijo!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns era isso que eu procura brigadu mesmooo

    ResponderExcluir
  5. Ficou bem bonita mas não chega a ser um capitonê, esse tipo chamamos de botonê, pois a principal característica do capitonê são as dobras que formam os losangos. Foi só uma dica mas gostei do teu trabalho.
    http://www.meuestofador.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...